bq

A bq está no topo das vendas de leitores electrónicos (concorrentes diretos do kindle da amazon) e dos tablets android, em espanha, o seu país de origem.


Esta empresa destaca-se pela boa relação qualidade/preço dos seus produtos, especialmente o modelo edison, um tablet de 10,1 polegadas que esteve esgotado em várias lojas em Portugal e Espanha.

Naturalmente que para se conseguir um bom preço não se podem aplicar todos os componentes de última geração, mas para a maioria dos utilizadores a experiência de utilização não é (muito) afetada, enquanto que o preço desce consideravelmente. Brevemente farei uma análise a este dispositivo (edison), de forma a explicar esta ideia da bq, embora certamente existam outras marcas com uma estratégia idêntica. E quem ganha é o utilizador.

Existem empresas que vendem produtos baratos. E há outras empresas que vendem produtos com boa relação qualidade/preço e ainda oferecem um bom serviço de apoio técnico pós-venda, nunca deixando o cliente com um produto defeituoso nas mãos. A bq é uma destas marcas que aposta no cliente e os números falam por si. Também nos fóruns do site oficial da marca se pode ver como os problemas mais complexos (que não se conseguiram resolver com a ajuda dos vários utilizadores) são reencaminhados para o serviço de apoio técnico

Não só é tido em conta o bom funcionamento do aparelho e dos seus componentes, como também o sistema operativo, tendo sido lançados 12 atualizações em 4 meses (para o edison, desde o seu lançamento) e ainda foram atualizados todos os tablets android que suportavam a versão 4.1 (a versão 4.2 ainda terá de esperar, o que é comum a todas as marcas, exceto os nexus).

Recentemente foi anunciado o primeiro smartphone da bq, o que mostra que esta empresa está a crescer e tem uma palavra a dizer no segmento dos produtos mais económicos e de boa qualidade.


Até ao próximo post!