Qi (alimentação sem fios)

Nexus 4 e Nexus 4 Wireless Charger
Qi é uma interface padrão de alimentação sem fios.

O Qi foi adotado por várias marcas, entre elas a LG, a Samsung, a Nokia e outras e o número de equipamentos que suportam alimentação sem fios tem vindo a aumentar. O objetivo é tornar o Qi o padrão global na alimentação sem fios. O sistema funciona através de indução eletromagnética até 4 centímetros, no entanto existem outros, além do Qi, que trabalham a diferentes distâncias.

O “Nexus 4 Wireless Charger”, carregador sem fios que a Google lançou, funciona com a norma qi, tal como o próprio telefone Nexus 4, no entanto é possível carregar outros equipamentos compatíveis com esta norma, como por exemplo o Nokia Lumia 920. Este carregador em específico tem uma forma semi-esférica e basta pousar o telefone em cima da parte plana (mais ou menos centrado) e começará a carregar a bateria. A superfície de borracha “agarra” bastante bem o telefone, mesmo quando este vibra por alguma chamada ou mensagem recebida. Mesmo com capa protetora, o telefone carregará, pelo menos para uma grande maioria, dependendo do material da capa. O tempo de carregamento é geralmente maior com a tecnologia sem fios, mas neste caso, é um valor quase idêntico a carregar com cabo. Ainda assim, estes tempos variam de acordo com as características do carregador sem fios que se usar.

No vídeo abaixo pode ver-se o Nexus 4 wireless charger a carregar o Nexus 4:



No caso do carregador da Samsung é possível ter mais do que um telefone ao mesmo tempo a carregar, como se pode ver neste vídeo:



Se este sistema simplifica o processo de carregamento, isso é discutível, no entanto o Nexus 4 Wireless Charger é dos carregadores (com tecnologia Qi) mais simples do mercado e a parte estética não foi esquecida. Por outro lado, carregar com o cabo tem a vantagem de podermos estar no sofá a enviar mensagens, a navegar na internet ou mesmo a fazer uma chamada e temos alguma liberdade de movimento, enquanto que com o carregador Qi, o telefone tem obrigatoriamente de estar parado em cima da base de carregamento, o que limita bastante a sua utilização.


Até ao próximo post!

Apoie este blog fazendo like na página do facebook e fique a par de todas as novidades!