Samsung Galaxy Gear - O "relógio inteligente" que auxilia o seu Note 3

O primeiro "relógio inteligente" da Samsung mostra o rumo que a marca quer tomar e que ainda há muito para melhorar.

O Galaxy Gear permite fazer e receber chamadas (para atender basta encostar o relógio ao ouvido), graças a um microfone integrado e um pequeno altifalante. Com o S Voice pode dar instruções por voz, como por exemplo fazer uma chamada ou perguntar como está a meteorologia. O Memographer recorre à pequena câmera de 1,9 MP para tirar uma fotografia de algo para se lembrar mais tarde (já que não tem qualidade suficiente para tirar fotografias a grandes paisagens), ou fazer um vídeo de 10 segundos em alta definição (720p) sem som, ou com uma resolução de 640*640 se quiser captar também som. É possível também guardar notas de voz para recordar mais tarde. Com o Galaxy Gear consegue receber notificações do seu telefone, como por exemplo uma mensagem nova, e basta tirar o Note 3 do bolso para a notificação aparecer aberta no grande ecrã. A partir do ecrã de 1.6 polegadas do relógio pode também aceder às fotografias, controlar a música e muitas outras opções. Tem ainda um contador de passos que é bastante útil para as aplicações de desporto.

O Galaxy Gear tem uma capacidade de 4 GB e só pode ter 10 aplicações ao mesmo tempo no relógio, muito por causa da capacidade de armazenamento não ir além de 4 GB. Existem mais de 15 aplicações disponíveis para este equipamento (entre elas está o Pocket e o Evernote) mas a Samsung pretende chegar rapidamente a 70. A bateria tem uma autonomia de 25h, pelo que terá de ser carregado todos os dias. De notar que este relógio não tem recetor de rede móvel nem Wi-Fi, apenas Bluetooth que é por onde comunica com o Note 3 ou com o Note 10.1 (Edição 2014) - ainda não está à venda em Portugal - e é sempre através de um destes aparelhos que se consegue ligar à internet e usufruir das (poucas) aplicações que existem. O Galaxy Gear está disponível em 6 cores por 300€ e funciona apenas com os Galaxy Note 3 e Note 10.1 (Edição 2014).

E você, o que acha deste aparelho? Que funcionalidades gostaria de ver implementadas neste relógio? Deixe a sua opinião!

Até ao próximo post!