bq Elcano VS Asus Fonepad - Dois tablets que também são telefone

Para quem precisa de um tablet e de fazer chamadas mas não quer andar com dois aparelhos, pode considerar uma destas duas opções. Se for um dispositivo muito grande para encostar ao ouvido, pode recorrer a um auricular (com ou sem fios) - que é mais discreto.

Ambos pesam 340g e têm um ecrã IPS de 7 polegadas com uma resolução de alta definição (1280*800) e com bons ângulos de visão. Têm 8 GB de armazenamento, entrada para cartões microSD, 1 GB de RAM, USB-OTG e correm a versão 4.1 do Android. O bq tem um processador de 2 núcleos a 1 GHz enquanto que o do Asus é de apenas 1 núcleo a 1,2 GHz. São processadores relativamente fracos para assim conseguirem garantir mais horas de autonomia, dado que por serem telefones o consumo de bateria é superior aos tablets "normais". Embora consigam correr a maioria das aplicações sem problemas, alguns jogos não são tão fluidos como se desejaria O Elcano tem uma câmera traseira de 5 MP com flash e uma frontal de 2 MP. A traseira do Fonepad é de 3 MP e a frontal de 1,2 MP, sendo que ambas as câmeras traseiras filmam em alta definição (720p). Outra vantagem do bq é o Bluetooth 4.0 e GPS. Por outro lado, o Asus tem Bluetooth 3.0, dois microfones para cancelamento de ruído de fundo e GPS + GLONASS.

Para quem quer substituir o telefone por um tablet (e pretende realizar chamadas), ou quer simplesmente um tablet com internet móvel 3G, tem aqui 2 opções relativamente económicas. O Elcano tem um preço de 180€ e o Fonepad 250€. Para garantir várias horas de bateria, os processadores são um pouco mais fracos que outros tablets de preço idêntico (sem 3G) mas que mesmo assim conseguem correr a maioria das aplicações sem problemas.

E você, gosta deste tipo de tablets? Qual dos dois prefere? Deixe a sua opinião!

Até ao próximo post!