5 razões para usar caneta "Stylus" no seu telemóvel ou tablet

Alguns tablets, telefones e até mesmo computadores incluem uma caneta que se guarda no aparelho e que tem funcionalidades específicas, mas no geral há várias vantagens em usar uma caneta Stylus num dispositivo com ecrã tátil:



- Se tiver os dedos sujos pode pegar na caneta e interagir com o tablet, por exemplo se estiver a seguir uma receita na cozinha.

- A caneta não risca o ecrã, ao contrário de algumas unhas que podem acidentalmente fazer um risco, embora seja pouco comum.

- Para desenhar ou selecionar várias coisas no ecrã, é mais fácil utilizar a caneta, pois tem mais precisão.

- Nalguns equipamentos, como o Surface Pro 2 ou o Samsung Galaxy Note 3, a caneta serve também para escrever, como se fosse numa folha de papel e tem várias funcionalidades extra - no Pro serve de botão direito do rato e no Note pode desenhar um retângulo no ecrã e correr aí uma aplicação (uma verdadeira capacidade de multitarefas).

- Se estiver frio é desagradável ter de tirar as luvas para poder mexer no ecrã e a sensação ao toque é muito desconfortável. Com uma caneta não precisa de tirar as luvas. Nota: Alguns ecrãs podem ser usados mesmo com luvas normais e, para os que não permitem, pode adquirir luvas capacitivas que foram feitas para serem usadas nos ecrãs sensíveis ao toque.

Certamente que existirão outras vantagens que aqui não foram mencionadas e também desvantagens, tal como o facto de a caneta ser um acessório que se pode perder (exceto nos aparelhos em que já vem incluída e que se podem guardar no próprio dispositivo). Mas no geral é sempre bom ter uma caneta destas por perto e até já há vários modelos de canetas esferográficas que na extremidade oposta têm uma ponta de borracha para ecrãs táteis!

E o leitor, que outras vantagens vê em utilizar caneta? Partilhe a sua opinião!