Samsung Galaxy S V - Um topo de gama em características e funcionalidades

O novo Galaxy S5 responde às necessidades dos utilizadores, de acordo com a Samsung: design, câmara, velocidade, conectividade e saúde.

Exteriormente, o Galaxy S5 está ligeiramente maior, mais grosso e mais pesado (com 145g) e tem um ecrã Super AMOLED de 5,1 polegadas com resolução Full HD, de ótima qualidade, protegido por um vidro Gorilla Glass 3, resistente a riscos. Atrás tem uma superfície mais confortável para segurar e todo o telefone é resistente ao pó e à água (embora não seja recomendado deixar o telefone submerso durante muito tempo). À frente, no botão de menu, está um leitor de impressões digitais, semelhante ao do iPhone 5S, que permite desbloquear o telefone e autenticar pagamentos com o telefone. A segurança foi um aspeto revisto pela Samsung que afirma que a sua impressão digital (ID) está bem guardada, assim como os seus documentos, caso opte por permitir o acesso aos mesmos, apenas através da sua ID. O Knox foi referido na apresentação deste topo de gama, assim como o "modo crianças" para que possa definir a que aplicações é que os seus filhos têm acesso.

Por dentro conta com um processador de 4 núcleos a 2,5 GHz (o mais rápido atualmente) e 2 GB de RAM, que garantem enorme fluidez a correr o Android 4.4 KitKat - o mais recente, usufruindo também de todas as vantagens desta versão (pode consultar este artigo e ficar a saber tudo sobre este Android). A nível de conectividade conta com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11ac (o mais rápido), GPS e GLONASS, NFC, tecnologia Qi (que permite carregar a bateria do telefone sem fios), USB-OTG (para poder ligar um comando para jogar os seus jogos favoritos, ou uma pen USB), emissor de infravermelhos para controlar a televisão ou o aparelho de ar condicionado, por exemplo, MHL (para ligar o telefone à televisão) e internet móvel 4G (LTE), a mais rápida. Tal como no Galaxy Note 3, este novo Galaxy S tem USB 3.0 - mais rápido a transferir ficheiros e a carregar a bateria. Esta tem agora uma capacidade de 2800 mAh e tem uma autonomia de 10h a navegar na internet, de acordo com a Samsung, o que é superior ao anterior modelo. Há ainda um novo modo de poupança de energia que consegue assegurar várias horas de utilização extra, que desliga vários serviços e põe o ecrã a preto e branco, entre outras coisas. Tem 16 GB de capacidade de armazenamento e pode ser expandido através de um cartão microSD.

A câmara traseira tem 16 MP, auxiliada por um flash, suporta HDR e é capaz de filmar em 4K (uma qualidade 4x superior ao Full HD) e até mesmo em "câmara lenta" a 120 fps (imagens por segundo) em alta definição (720p), tal como acontece no iPhone 5S. Os vídeos feitos com o Galaxy S5 ficam pouco tremidos graças ao estabilizador ótico de imagem; e o som tem boa qualidade já que existe um microfone dedicado ao cancelamento de ruído ambiente. Outro ponto de destaque é o tempo que demora a focar a imagem e a captar uma fotografia: apenas 0,3 segundos, o que o torna o telefone mais rápido a fotografar! Existem ainda várias funcionalidades, entre elas a possibilidade de escolher se quer toda a fotografia focada, ou apenas  o que está mais próximo de si, o que torna a imagem mais artística. A câmara frontal é de 2,1 MP e é capaz de filmar em Full HD, o que é útil em videochamadas e também no reconhecimento de gestos para controlar o telefone, tal como acontece no Note 3. Atrás, junto ao flash, está um medidor de frequência cardíaca (inédito nos telemóveis), que complementa a aplicação de Saúde e Bem-estar da Samsung, a "S Health", que já contava com os sensores de temperatura, humidade e pressão, presentes neste Galaxy S5 e no anterior, S4.

Resumindo este é um topo de gama que se foca mais nas funcionalidades e nos aspetos que afetam a experiência de utilização, não descurando os componentes que o tornam um dos telefones mais rápidos do mercado, tal como já acontecia no modelo anterior, o S4. O novo Samsung Galaxy S V será lançado no dia 11 de Abril em várias cores (preto, branco, azul elétrico e castanho/dourado), mas ainda não se sabe o preço (o que será anunciado aqui no blog, assim que houver confirmação oficial).

E o leitor, o que acha desta aposta da Samsung? O que mudaria neste telefone e qual é a característica que mais gosta? Partilhe a sua opinião!