Windows Phone 8.1 - Tudo o que deve saber sobre esta nova atualização

Menu principal personalizável
Uma atualização que vem preencher vários espaços vazios e pôr este sistema operativo ao nível dos concorrentes.

Nesta versão, as novidades começam logo no ecrã de bloqueio que está mais personalizável, assim como o menu principal, onde pode ter uma imagem como fundo de cada quadrado, ao invés de apenas uma cor sólida, o que dá um toque mais pessoal ao telefone.

Em cima está presente a barra de estado, semelhante à do Android e do Apple iOS, onde aparecem as notificações (e também o estado da rede e da bateria) e que pode ser expandida se deslizarmos o dedo para baixo a partir do topo do ecrã, de forma a vermos mais detalhadamente as notificações das redes sociais ou de novos emails, por exemplo. É ainda possível ligar ou desligar o Wi-Fi e o Bluetooth com apenas um clique neste "menu".

Barra de estado
"expandida"
Houve várias alterações ligeiras, entre elas o teclado que agora conta com uma funcionalidade conhecida como Swype, que permite deslizar o dedo sobre as várias letras que compõem a palavra que queremos escrever e automaticamente aparecerá escrita no ecrã, embora haja pequenas sugestões que pode escolher, no caso de não ter sido exatamente aquela a palavra em que pensou.

Há agora um assistente virtual denominado Cortana, equivalente à Siri da Apple e ao Google Now, capaz de responder a perguntas (procurando a resposta no serviço de busca da Microsoft, o Bing) e agendar reuniões no seu calendário, por exemplo, enviar mensagens ou fazer chamadas e até programar o despertador - tudo isto em inglês.

A atualização já está disponível e chegará ao seu Windows Phone brevemente (se ainda não chegou) e apresenta várias novidades neste sistema operativo que já estavam presentes nos concorrentes: Android e Apple iOS, que são quem domina o mercado. Ainda assim, é uma prova que a Microsoft está empenhada em melhorar os seus dispositivos e em torná-los mais competitivos (mesmo com muito menos aplicações disponíveis na loja).

E o leitor, qual considera ser o melhor sistema operativo móvel: Android, Apple iOS ou Windows Phone? O que falta ao sistema da Microsoft para vingar no mercado? Deixe a sua opinião!