Surface Pro 3: a proposta da Microsoft para substituir o seu computador pessoal

O Pro 3 é um computador em formato tablet com ecrã de 12 polegadas e pretende destronar o bem sucedido MacBook Air da Apple.


Exteriormente, o novo Surface é maior, mais fino (espessura de 9mm) e mais leve (pesa 800g) que o Surface Pro 2, contando agora com um ecrã de 12 polegadas com resolução superior ao Full HD (2160*1440), o que garante uma excelente qualidade de imagem. Outra novidade é a possibilidade de inclinar o ecrã no ângulo que mais lhe agradar, como num computador portátil normal, não estando limitado a apenas 2 opções como acontecia no anterior Surface.

Pormenor da nova Capa Teclado
em modo inclinado para uma
escrita mais confortável
O Surface Pro 3 conta com 2 câmaras de 5 MP (uma frontal e outra posterior), duplo microfone, dois altifalantes Stereo, sensor de luminosidade para ajustar automaticamente o brilho no ecrã, giroscópio (útil para as aplicações que se baseiam no movimento do dispositivo), Bluetooth 4.0 com baixo consumo de energia, Wi-Fi 802.11ac (a versão mais recente para ter velocidades de internet mais rápidas), entrada para cartões microSD para expandir a capacidade de armazenamento interna, por exemplo, uma porta USB 3.0, uma saída de vídeo Mini DisplayPort, para conectar à televisão ou a um monitor externo e tem uma nova caneta para escrever no ecrã sensível ao toque e à pressão (que na edição anterior funcionava com grande precisão), sendo que agora é maior, do tamanho de uma caneta de tinta e tem uma nova funcionalidade: ao carregar num botão específico da caneta, o tablet ligar-se-á e abrirá o OneNote automaticamente para o utilizador poder escrever imediatamente e não perder a ideia que tem em mente.

Vários Surface Pro 3 em diferentes
ângulos de inclinação
Por dentro, o Surface Pro 3 tem um processador Intel i3, que pode ser configurado com um mais rápido i5 ou i7; 4 GB de RAM para as versões de 64 e 128 GB de armazenamento interno e 8 GB de RAM para as versões de 256 e 512 GB de armazenamento. A alimentar tudo isto está uma bateria capaz de aguentar 9h de utilização, de acordo com a Microsoft.

Os novos acessórios passam por um novo teclado com maior área que se liga através de um ímane e que tem uma área para controlar o ponteiro do rato maior que os teclados atualmente à venda para os Surface e até permite uma certa inclinação para ser mais confortável para escrever (como sugere a imagem); há ainda uma nova dock para usar o Surface na secretária e ligá-lo a vários monitores de alta resolução (inclusivé 4K) e aumentar a conectividade com mais portas USB 3.0, semelhante ao que já existe para o Surface Pro 2.

Surface Pro 3 com nova Capa Teclado
e nova Caneta sensível ao toque
Com este novo formato a Microsoft pretende substituir o seu computador pessoal e destronar o bem sucedido MacBook Air de 11 e 13 polegadas, que têm tido enorme aderência por parte do público, e que recentemente baixaram de preço. Pode ler este artigo para ver o que distingue estes modelos e também um comparativo entre o Surface Pro 2 e o MacBook Air de 11 polegadas.


Os preços começam nos 820€ para a versão com processador Intel i3, 4 GB de RAM e 64 GB de capacidade de armazenamento e pode ser configurável até um máximo de 2000€ com um Intel i7, 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento. Já está disponível para pré-venda na loja online da Microsoft, mas só chegará a Portugal a 31 de Agosto.

E o leitor, o que acha da nova aposta da Microsoft? Será este o formato ideal para deixar de usar o computador de secretária, ou até mesmo o portátil? Partilhe a sua opinião!