Conheça as 8 principais novidades nos iPhone e iPad com o novo iOS 8

Uma atualização que melhora pequenas coisas que facilitam a experiência de utilização e introduz novas funcionalidades que podem ser muito exploradas.


Uma grande novidade é a "Continuidade", uma funcionalidade que permite continuar no iPhone uma tarefa que estava a realizar no seu Mac OS X Yosemite, apenas com um clique. Quer seja a navegar na internet ou a editar um documento e até pode atender uma chamada a responder a um SMS no seu iPad, tendo o iPhone noutra divisão da casa!

Pode atender uma chamada
em qualquer dispositivo
As notificações passam a suportar Widgets de várias aplicações, permitindo ao utilizador interagir diretamente com a aplicação em causa, bastando aceder a este painel (de notificações), deslizando do topo para baixo. Um exemplo desta funcionalidade é a possibilidade de responder a uma mensagem diretamente, ou fazer "Like" numa novidade do Facebook, sem sair da aplicação onde está.

Ao clicar duas vezes no botão de menu para ver as aplicações abertas, passa a ter também uma lista de contactos favoritos, com os quais pode comunicar diretamente, sem ter de ir à lista de contactos.

Os seus contactos favoritos
no menu de aplicações abertas
Se ao escrever um email precisar de aceder a outra mensagem, pode simplesmente guardar a mensagem que está redigir no bordo inferior do ecrã e navegar comodamente pela sua conta de email e procurar a informação que necessita.

Há um novo teclado mais inteligente que sugere a próxima palavra que vai escrever ou respostas para mensagens. Além disso terá ainda a oportunidade de utilizar outro teclado, que não seja o da Apple.

A Siri é uma assistente virtual que agora servirá para reconhecer músicas, graças a uma parceria com a Shazam, permitindo também comprar músicas na loja da Apple e até pode ativá-la por voz, bastando dizer "Hey Siri". Este serviço estará disponível em Português no iOS 8.

O novo teclado mais inteligente
A loja de aplicações está mais organizada, com novas categorias e permite que existam pacotes de aplicações, para assim dar um desconto aos utilizadores que quiserem comprar mais do que uma aplicação. E tal como em casa pode ver um filme ou ler um livro de algum familiar seu, agora também pode aceder a conteúdos da App Store adquiridos por membros da sua família, podendo também partilhar fotografias e eventos do calendário. E os mais pequenos que quiserem comprar uma determinada aplicação e tiverem associado o cartão de crédito do pai, terão de esperar que este receba a notificação no seu iPhone, por exemplo, e aceite a compra.

O HealthKit guarda e organiza todos os dados sobre a sua saúde e atividade física, interagindo com aplicações dessa área, como a da Nike e da Clínica Mayo nos Estados Unidos. Um serviço que está ainda no príncipio mas que quer crescer e assumir-se como um dos principais da área. 
Nova funcionalidade de partilha
entre familiares

Foi ainda apresentado o HomeKit que permitirá controlar as luzes de casa, assim como câmaras de vigilância, portas e janelas, no entanto ainda levará algum tempo a ficar disponível. A Apple apresentou também a nova versão do seu sistema operativo para computadores Mac, o OS X Yosemite, pelo que recomendamos este artigo com as 3 principais novidades.

O novo iOS 8 estará disponível neste Outono para o iPhone a partir do modelo 4S, para os dois iPad mini e para a gama iPad a partir da 2ª geração.

E o leitor, qual destas novidades é a sua favorita? E o que gostaria de ver implementado? Partilhe a sua opinião!