Nexus 5 VS bq Aquaris 5 HD - Comparativo em texto e vídeo

Dois telefones de 5 polegadas com ótima relação qualidade/preço, mas direcionados para diferentes utilizadores. Pode ver o comparativo em vídeo ou ler o artigo abaixo que contém a mesma informação.



Comparativo em vídeo:


Comparativo em texto:

Exteriormente, o Nexus da LG é mais pequeno e mais leve (130g) que o bq (170g), embora ambos tenham um ecrã de 5 polegadas. O Nexus 5 tem um ecrã de excelente qualidade com resolução Full HD (1920*1080), enquanto que o do bq é "apenas" de alta definição (1280*720) e tem também grande qualidade. O som é assegurado por um altifalante em cada telefone, sendo que o bq tem tecnologia Dolby e um som ligeiramente mais alto e mais agudo, como se pode ver no vídeo comparativo.

Por dentro, o Nexus 5 tem um processador de 4 núcleos a 2,3 GHz e 2 GB de RAM, o que é significativamente superior ao bq Aquaris 5 HD com um processador de 4 núcleos a 1,2 GHz e 1 GB de RAM. Esta diferença nota-se no tempo que cada telefone demora a abrir aplicações, assim como as transições e a fluidez a navegar na internet e num ficheiro PDF, por exemplo. Mas onde a diferença será maior é nos jogos: o Nexus é mais rápido a abrir e também é capaz de reproduzir imagens com mais detalhe, nos jogos mais pesados. A título de exemplo, o Dead Trigger 2 corre sem problemas no Nexus com o nível de detalhe ao máximo, enquanto que no bq só é jogável com o nível de detalhes no mínimo. Jogos mais simples correrão sem problemas no Aquaris 5 HD.

Fotografia tirada com o Nexus
sem flash e sem HDR
Em termos de conectividade, o Nexus conta com a mais recente e mais rápida versão do Wi-Fi 802.11ac, enquanto que o bq suporta apenas a norma "n", que ainda assim é a mais comum e por isso é uma diferença que só terá expressão daqui a alguns anos. A nível de GPS, o telefone da Google leva vantagem mais uma vez, pois suporta também GLONASS, o que aumentará o número de satélites disponíveis e por isso a navegação será mais precisa. Tem ainda a possibilidade de carregar a bateria sem fios, graças à tecnologia Qi e ainda a capacidade de comunicação NFC, podendo emparelhar o telefone com uma câmara, por exemplo. Um ponto a favor do bq é a possibilidade de ouvir rádio, bastando ligar os auscultadores, enquanto que o Nexus requer uma ligação à internet.

Fotografia tirada com o bq
sem flash e sem HDR
A câmara traseira do Nexus tem 8 MP, assim como a do bq, no entanto, nestas imagens que captámos, sempre sem flash, pudemos verificar que o bq capta mais luz e fotografias são mais nítidas que as do Nexus, mesmo com o modo HDR ativado. Por outro lado, o Nexus tem estabilizador ótico de imagem, o que evita que os vídeos fiquem tremidos e tem melhor som graças ao microfone com cancelamento de ruído, o que faz dele um claro vencedor na área do vídeo.

Em conclusão, ambos os telefones são capazes de correr as tarefas mais comuns do dia-a-dia, embora o Nexus o faça com um pouco mais de rapidez e fluidez, além de que é capaz até de correr os jogos mais exigentes, tirando ainda partido do ecrã de excelente qualidade. Como extras tem as atualizações do Android assim que estas estiverem disponíveis, bem como um microfone de cancelamento de ruído, útil em vídeos, por exemplo, que contarão também com o estabilizador ótico de imagem, que evita que esta fique tremida. Tudo isto por 350€.

Por outro lado, se estas vantagens não forem significativas para si, pode optar pelo bq, com um preço de 200€, além de que pode ouvir rádio em qualquer lugar e pode expandir os 16 GB de capacidade de armazenamento através de um cartão microSD, o que não é possível no Nexus. Outra vantagem deste equipamento é a possibilidade de utilizar dois cartões de rede, com dois números diferentes.

O bq Aquaris 5 HD corre o Android 4.2 Jelly Bean mas será atualizado brevemente para o Android 4.4 KitKat, que é a versão mais recente e que já está presente no Nexus 5. Para saber mais pode ver a análise do Nexus 5 e do bq Aquaris 5 HD, em separado.

E o leitor, qual destes 2 telefones escolheria? O que mudaria num ou noutro para o tornar perfeito? Partilhe a sua opinião!