Windows 8



Com o Windows 8, a Microsoft deu o primeiro passo na unificação dos 3 sistemas (telefone, tablet e pc). O objetivo é ter a mesma experiência de utilização, as mesmas funcionalidades e toda a nossa informação em todos os nossos aparelhos. Claro que existem ainda muitas limitações e imperfeições mas isto revela a direção que a empresa de Redmond quer tomar.

Basicamente, no pc, esta nova versão do windows acrescenta o novo ecrã principal aos quadrados, que é a mesma apresentação no tablet e no telemóvel (claro que há outras funcionalidades novas, mas pretendo seguir a ideia da unificação e não uma descrição deste windows. Há ainda a Windows Store que contém as várias aplicações que estarão disponíveis, na sua maioria, no tablet e no telefone - algo que também acontece com a loja da apple - App Store). Como disse, isto melhora e facilita a experiência de utilização na hora de adicionar uma aplicação ao seu aparelho.

No tablet existem duas versões deste windows 8. A versão completa que corre o windows na íntegra como se fosse um pc, mas desta vez com todas as vantagens que um tablet tem. E existe a versão RT que tem o mesmo aspeto que a anterior, mas apenas permite a instalação de aplicações existentes na loja do windows, não sendo possível instalar programas como estamos habituados a fazer no pc. É importante salientar que os tablets com versão RT são substancialmente mais baratos que os que operam a versão completa, até porque no geral têm um desempenho inferior aos tablets com versão completa (que ainda assim não ficam nada atrás dos tablets de outros ecossistemas com preço idêntico!).
Em suma, para um utilizador comum que use o tablet para aplicações mais simples (mail, ler documentos/notícias, navegar na internet, ouvir música, ver um filme, jogar angry birds e muitas outras coisas), a versão RT (mais económica) é uma ótima escolha. Por outro lado, se é um utilizador mais exigente e usa o tablet como companheiro de trabalho e utiliza programas mais pesados e mais específicos (provavelmente que não existem na Windows Store), então aí pode compensar pagar a diferença e ter um aparelho mais completo.

No telefone, pouco há a dizer. A nova versão windows phone 8 é bastante semelhante à anterior (windows phone 7), obviamente com melhorias que vão sendo lançadas com alguma frequência. No entanto, a experiência de utilização é semelhante à do windows 8 RT no tablet dado que só pode instalar as aplicações existentes na windows store, sendo, obviamente, impossível instalar os típicos programas que instalamos no pc.


Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.