Ecossistema no computador


Neste segmento, como já vimos, domina a microsoft com cerca de 90% dos computadores. Este número não representa qual dos dois sistemas é o melhor (entre windows e apple), pois defendo que têm diferenças e só o utilizador sabe quais lhe são mais vantajosas, e havendo mesmo diferenças na experiência de utilização, então, definitivamente, terá de ser o próprio a decidir qual adotar.


Esta grande diferença na percentagem interessa, por exemplo, aos programadores, que na hora de criar um aplicação irão decidir se querem chegar a 90% da população, ou a apenas 10%. Estes valores ajudam a pesar se vale a pena dedicar-se a tantas horas de trabalho para uma percentagem tão pequena. Isto tem, obviamente, exceções, como seja um programa querer destacar-se exatamente por ser compatível com os dois sistemas (por exemplo o microsoft office, que passa assim a ter um formato, diria, universal, como é o word). O chrome introduziu o "google docs" que tem as suas vantagens, tais como ser mais simples de utilizar (menos confuso nas configurações, até porque tem bastante menos) e de partilhar. Ainda assim é uma área em que a apple não apresenta nenhuma alternativa, pois é facto que a oferta da microsoft está bastante recheada de opções, com dicionários de várias línguas que corrigem os erros de escrita; o que distingue um editor de texto gratuito (google docs) de um pago (microsoft office). Resta apenas acrescentar que a opção da google oferece apenas o editor de texto, a folha de cálculo e a apresentação, que correspondem ao word, excel e powerPoint, respetivamente, da microsoft, sendo que esta tem uma oferta bastante mais vasta de programas (outlook, oneNote, access, etc).

Os utilizadores de mac dizem que este é mais intuitivo na utilização e nota-se de facto alguma simplicidade nos vários programas base (e até mesmo no ecrã principal), o que é, mais uma vez, discutível e aconselho mesmo a experimentar os dois sistemas (naturalmente experimentando os que estão em exposição, não comprando) e ver qual acham mais bonito, pois já que o computador tem tantas funções e já é praticamente indispensável no dia-a-dia, é bom que seja apelativo e que nos dê gosto o seu aspeto, porque vamos olhar para ele várias vezes por dia! Um pequeno pormenor que os utilizadores windows satisfazem mudando o tema (algo que também é possível no mac, mas não tão personalizável e simples como no sistema da microsoft).

Outra vantagem dos mac, é a experiência de utilização ser enriquecida com a fluidez de todo o sistema e até dos programas que instalamos, que são bastante rápidos a iniciar e a transitar entre janelas. O windows 8 aproxima-se desta característica, mas ainda assim, há já vários anos que a apple tem vindo a aperfeiçoar o seu sistema e, neste aspeto, a sua superioridade em relação à microsoft nota-se também nos tempos de arranque e encerramento do computador (embora o windows 8 seja substancialmente mais rápido que o  seu antecessor, windows 7).

A apple sempre deu muito ênfase aos gestos no trackpad (retângulo sensível ao toque que serve de rato nos portáteis) adicionando e melhorando funcionalidades dos gestos com os dedos. É realmente uma grande diferença para os computadores com windows e que ajuda imenso quem usa com frequência um portátil, tornando a experiência de utilização mais dinâmica. Os novos windows 8 já trazem algumas funcionalidades, mas os mac estão mais avançados e intuitivos nesta tecnologia. Uma pequena nota para quem pensar adquirir o "magic mouse", da apple: tem, de facto, algumas funcionalidades como o trackpad dos macbook (nome dado aos portáteis da apple), mas um uso prolongado pode tornar-se desconfortável devido à forma do rato.

Conclusão: pode dizer-se que o mac é mais "amigo" do utilizador, no entanto pode não ser compatível com alguns programas. Enquanto que o windows pode não ser tão estético, mas dá para todos os programas. Por exemplo, a maioria dos jogos apenas funciona em windows, e outros programas mais específicos podem não existir para mac - por isso se pensa adquirir um, verifique se os programas que pretende utilizar, estão disponíveis para este sistema.


Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.