Conectividade e ligações

Logótipo do Bluetooth

Este tópico pretende clarificar algumas características dos equipamentos que temos falado até aqui, nomeadamente nas listas de especificações dos tablets e dos telefones.



Começando pela porta HDMI, esta permite ligar o aparelho a um ecrã externo, por exemplo a televisão. Com um só cabo podemos transportar simultaneamente imagem e som de alta definição.

A alta definição começa nos 720p, aquilo que nas televisões aparece como "HD Ready". Neste momento, a mais alta definição que podemos ter no nosso televisor é o Full HD (ou 1080p - píxeis na vertical), com uma resolução de 1920 por 1080 píxeis (tópico 12).  Obviamente que a tecnologia não pára e o ipad 3 já tem uma resolução acima desta. O mesmo se pode dizer do nexus 10 que supera mesmo o ipad! Os telefones só estão agora a chegar ao Full HD por questões de consumo de bateria. Este ano, em Las Vegas, foram já apresentadas televisões com uma resolução acima do Full HD, o 4K Ultra HD, com uma resolução de 3840 por 2160.

O Bluetooth é uma tecnologia sem fios que permite transferência de dados a curta distância. Usa-se, por exemplo, em auriculares, sistemas de alta voz no automóvel, ratos, teclados e, obviamente, partilha de ficheiros com outros dispositivos. A versão mais recente, 4.0, é bastante mais eficiente, consumindo menos bateria.

A tecnologia USB On-The-Go, muitas vezes conhecida como USB OTG, permite a que ao nosso aparelho móvel (tablet ou telefone) possamos ligar uma pen e passar dados, ou ligar um rato e um teclado para controlarmos o aparelho, ou até mesmo um comando para jogar mais confortavelmente.

O DLNA é uma tecnologia que permite a partilha de conteúdos multimédia sem fios. Se a nossa televisão tiver esta tecnologia e o telefone também, então podemos ver no ecrã do televisor aquilo que estamos a ver no telefone, totalmente sem fios! Também já existem tablets com DLNA. Os dispositivos apple não têm compatibilidade com esta tecnologia, no entanto, desenvolveram a sua própria, chamada AirPlay, que requere um equipamento permanentemente ligado à televisão, apple TV, para podermos partilhar o que estamos a ver no ipad, iphone, ou mesmo no mac.

A entrada de cartões micro SD permite inserir cartões deste formato, expandindo a capacidade de memória do nosso dispositivo a um preço acessível. Normalmente é bastante mais barato aumentar a memória do nosso equipamento comprando um cartão micro SD do que escolhendo o mesmo produto mas com a opção de mais capacidade - cerca de um terço do preço. Como nota, convém verificar qual o máximo de memória suportada pelo nosso equipamento, pois se o cartão micro SD for superior a esse valor, pode não funcionar.

Por fim, o acelerómetro é o que possibilita a rotação automática do ecrã quando rodamos o aparelho. Nesta altura, já quase todos os aparelhos com ecrã tátil possuem este instrumento. Se além deste tivermos um giroscópio de 3 eixos (um tipo específico de acelerómetro), então a experiência de utilização em aplicações que tirem partido da sensibilidade de movimento do equipamento será mais perfeita.

Aqui ficam os principais conceitos atuais. Naturalmente que à medida que forem sendo introduzidas novas tecnologias no mercado, falarei delas. É o caso do NFC que está a chegar e, que por ser mais complexo, terá um tópico dedicado mais à frente.



Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.