Amazon kindle


Kindle, Kindle Touch, Kindle Fire

A Amazon é uma (grande) loja online disponível em vários países, que vende produtos de todo o tipo, inclusivé de várias lojas que nada têm a ver com a amazon, mas que a usam como um meio de venda dos seus produtos. Entre a variada oferta disponível, existem produtos da própria marca, como se vê na imagem.


O kindle da amazon tem neste momento dois tipos de produto: os leitores de livros digitais com uma qualidade de imagem semelhante a uma folha de papel impressa, e os tablets com ecrã a cores e com funcionalidades semelhantes aos tablets android.

Aos primeiros aparelhos dá-se o nome de e-readers (leitores electrónicos). Várias marcas têm produtos deste género, capazes de ler livros, documentos, revistas e apresentam tudo a preto e branco. São realmente limitados, comparando com tablets de preço idêntico, no entanto, mais nenhum aparelho consegue proporcionar uma leitura tão agradável quanto um e-reader. Isto porque o ecrã é constituído por uma tinta digital que contém milhões de cápsulas que se organizam e formam as letras. A desvantagem é que apenas apresenta a cor preta e a transição é relativamente lenta (não é viável navegar pela internet com este ecrã, ainda que possível, pois se quisermos andar para baixo numa página, ele terá que “redesenhá-la” constantemente, reorganizando a tinta digital). Se quiser saber mais sobre esta tecnologia pode ver um pequeno vídeo explicativo no youtube, clicando aqui.

Para quem lê com frequência as vantagens são numerosas: é possível armazenar mais de 1000 livros no kindle, o que significa que pode levar a sua biblioteca sempre consigo em apenas 170 gramas. A bateria é também um ponto muito forte, dado que apenas consome quando há uma transição de página e a tinta tem de se reorganizar. Enquanto se lê não gasta bateria, exatamente o oposto dos tablets, cujo ecrã é dos componentes que mais consome. A bateria cheia chega até um mês de duração! E tudo isto para não falar do contraste que é quase igual ao de uma folha de jornal impressa, o que significa que podemos ler na rua, num dia de sol, que continuará a ser possível ler. Mais uma vez, os ecrãs dos tablets e dos telemóveis, mesmo com o brilho no máximo, ficam para trás, pois muitas vezes temos de tapar a luz do sol para conseguirmos ler o que está no ecrã. No e-reader não há contraste, é sempre preto no branco, o que é também um ponto positivo para os olhos, porque não tendo brilho, não magoa a vista. E porque há leitores que gostam de ler à noite, a solução passa pelo novo kindle paperwhite que tem luz própria com intensidade regulada pelo utilizador. 

Tem ainda dicionários de várias linguas para que possa consultar alguma palavra que não conheça, pode ainda sublinhar, marcar a página, saltar entre capítulos e muitas outras coisas. Uma maneira de passar livros ou ficheiros pdf para o kindle é ligando ao computador por usb, ou enviando os ficheiros para o seu e-mail do kindle, e este atualizará automaticamente, bastando apenas estar ligado à internet. Comprar um livro e começar a lê-lo está à distância de poucos "cliques". Os livros disponíveis neste formato digital e os acessórios e capas deste equipamento são muito variados, o que o torna uma ótima escolha para quem gosta de ler.


A gama kindle fire apresenta dois tablets com sistema android modificado (não é possível aceder às mais de 700.000 aplicações da loja android, "apenas" às que a amazon disponibiliza, que ainda assim são muitas). Existem dois tamanhos, 7 e 8,9 polegadas, ambos a cores com ecrã de alta definição (o maior tem Full HD) e são publicitados pela amazon como tendo uma ligação à internet mais rápida que os concorrentes devido à utilização de duas antenas. Neste produto isto é fundamental pois ele é especialmente desenhado para o consumo. Quero com isto dizer que se quiser ver os seus próprios filmes ou documentos, será mais complicado que num android normal devido à menor oferta de aplicações. É um tablet menos versátil, mas tal como o kindle e-reader que falámos acima, o que faz, faz bem. Poderá alugar filmes diretamente a partir da amazon, ou comprar música, ou livros, revistas, séries, jogos (menos que os outros tablets android). Há um grande leque de oferta dentro destes mercados, por isso se o seu ideal de tablet se revê nestes campos que indiquei acima, então o kindle fire é uma boa opção. Se por outro lado valoriza a diversificação de aplicações e não tanto o consumo de multimédia, então deve optar por outro tablet.



Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.