Cloud, a nuvem


A “cloud”, ou a nuvem, em português, é o nome dado ao conceito onde guardamos todos os nossos dados na internet.

O nosso e-mail que está naquele site: Hotmail ou gmail ou outro qualquer, na verdade está num servidor. Existem os chamados data center, ou centros de dados, com tamanhos de campos de futebol, com toda a nossa informação e de muitos utilizadores. É em locais como este que se guardam todos os vídeos do youtube que não param de crescer, por isso as empresas têm de ir construindo mais. O consumo de energia para manter estas máquinas ligadas 24 horas por dia, 7 dias por semana (para podermos aceder aos nossos dados em qualquer altura), é enorme, principalmente para extrair o calor gerado pelos aparelhos. A PT teve este aspeto em conta e foi também por esse motivo que decidiu construir o seu centro de dados na Covilhã (região com temperatura média relativamente baixa e risco sísmico também reduzido), o primeiro em Portugal. A empresa pretende armazenar aqui os milhares de vídeos e músicas que disponibiliza no seu serviço meo box. Foram ainda disponibilizados 16GB para cada português, cliente ou não da PT, para que possa guardar os seus dados. Um serviço semelhante ao de outras empresas, que passo a apresentar:

O dropbox foi dos primeiros a apresentar este conceito de guardar todos os dados na internet e não só tem mais de 100 milhões de utilizadores como as vantagens são inúmeras. Em primeiro lugar, tendo toda a informação armazenada na internet (não interessa o local físico específico, pois está sempre disponível para acedermos), se o nosso computador avariar não perdemos nada dado que está tudo guardado na nuvem. Por outro lado se tivermos falta de espaço no telefone, por exemplo, podemos aceder aos ficheiros que temos no computador pois eles estão também na cloud, bastando ter internet. Para quem trabalha em vários aparelhos no mesmo documento não precisa de estar constantemente a transferir a versão mais atualizada para a próxima máquina em que vai trabalhar, porque o programa atualiza automaticamente o ficheiro, se estiver ligado à internet. O mesmo se aplica se estiver a editar um documento a que mais gente tem acesso; evita ter de enviar constantemente a versão mais recente aos seus colegas dado que se vai sempre atualizando automaticamente. Outra vantagem é se por acaso estiver do outro lado do mundo numa reunião e se tiver esquecido do computador com o documento que ía apresentar, só precisa de uma ligação à internet e automaticamente tem o seu documento “de volta”. Quanto aos contactos do telefone, estes podem ser os mesmos que o do e-mail, com todos os dados de uma só pessoa no mesmo ficheiro o que evita duplicação e tempo perdido à procura do número de telefone ou endereço de e-mail. Se o seu telefone avariar, isso também já não será sinónimo de perder os contactos pois eles estão no e-mail! Relativamente à questão da privacidade, de acordo com os termos só o utilizador tem acesso aos dados, mas convém ter presente que na internet nada está 100% seguro.

Pode criar uma conta no dropbox, começando com 2GB, mas pode aumentar gratuitamente bastando convidar amigos que adiram também a este serviço. A Google oferece algo semelhante, o Google drive, com capacidade para 5GB. A opção da Microsoft é o skydrive e a da apple é o iCloud. Como se pode ver, todos os ecossistemas têm este serviço e ainda existem outros sites que também disponibilizam o mesmo gratuitamente. Se assim o desejar existe a opção de pagar uma mensalidade e ter mais espaço, devendo para isso consultar as ofertas específicas de cada um. 

Este serviço tem melhorado ao longo do tempo e neste momento é possível recuperar (alguns) ficheiros que apagámos, partilhar pastas com um grupo de pessoas específico e muitas outras funcionalidades que vão aparecendo. 

O dropbox é o que tem maior compatibilidade e está disponível para computadores (Windows e mac), tablets e telefones (Windows, apple e android), o que facilita a sincronização dos nossos ficheiros entre os vários equipamentos. 

Por exemplo, a nuvem da Google é bastante completa: tem o drive para guardarmos os nossos dados, tem e-mail, calendário, conta do youtube, perfil na rede social Google+ (onde podemos inserir informações sobre nós), imagens no picasa, feeds, um navegador (chrome) que guarda as nossas “passwords” nos diversos sites, histórico, favoritos e uma grande ferramenta deste navegador é iniciar a navegação no computador e poder continuá-la no tablet, também no chrome; e ainda mais serviços. 

Com mais ou menos funcionalidade, os outros ecossistemas também oferecem opções idênticas, mas se faltar alguma, não faltarão certamente outros sites a disponibilizar esse serviço.


Até ao próximo post!

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