Feeds RSS

Logótipo do RSS
Antes de mais, os RSS são pequenas notícias que nos mantêm atualizados.

Existem vários programas que lêem os feeds RSS que subscrevemos, alertando-nos sempre que há uma novidade. Isto é especialmente útil para quem segue vários sites na internet, como por exemplo um jornal, uma revista, ou qualquer outro site. Para não termos de ir constantemente ver se há algum novo artigo, o programa avisa e podemos guardá-lo para ler mais tarde, marcar como favorito, marcar como lido ou muitas outras opções que variam conforme o leitor que usamos. Para quem tem uma conta google o processo fica bastante simplificado bastando ir à categoria “reader” da barra preta em cima e subscrever os feeds que desejar. Aí os RSS estão organizados por sites mas podemos agrupá-los por categorias. São já bastantes os que permitem a subscrição de feeds, inclusivé este blog, e até mesmo faculdades, avisando os alunos sempre que há alguma notícia. Para subscrever basta encontrar o link do próprio site referente à subscrição de feeds RSS, muitas vezes acompanhado do ícone que vemos neste tópico; copiar o endereço e colá-lo no leitor que utilizamos. Muitos leitores de feeds permitem a busca de sites com esta funcionalidade, pelo que poderá não ser necessário o passo que indiquei acima. De qualquer forma se tiver alguma dúvida na subscrição de algum feed, pode deixar num comentário aqui em baixo que eu tentarei ajudar. 

Cabe ao utilizador escolher o leitor que oferece as melhores opções e que apresenta os conteúdos da forma que mais lhe agradar. O Google reader organiza a informação de forma compacta e permite ler a notícia sem ser necessário ir ao site de origem. Por outro lado, o feedly, que também é um leitor de RSS, consegue organizar os artigos em formato de revista, o que torna a experiência de ler as notícias que selecionámos numa autêntica revista que comprámos cheia de artigos interessantes, com imagens e pequenos trechos do texto. Alguns leitores, como o gReader, permitem sincronizar os RSS para ler mais tarde, quando não tivermos ligação à internet. Existe mesmo a opção de guardar artigos no “arquivo”, bastando marcá-los como favoritos. 

Estas aplicações existem tanto para computadores, como para tablets e telefones, permitindo-nos estar sempre atualizados e ver diretamente as notícias que mais nos interessam de forma simples e intuitiva, sem perder muito tempo à procura da que queremos ler, graças ao motor de busca integrado destas aplicações.


Até ao próximo post!

Para seguir o blog, basta fazer like na página do facebook.