Ubuntu, linux e chrome OS

Já vimos que nos computadores dominam os sistemas da microsoft e da apple, no entanto existem outros, como por exemplo o linux e o chrome OS.


O chrome OS, de uma forma muito breve, é um sistema operativo da google que funciona à base do google chrome e dos outros serviços da google: google docs (para editar documentos), gmail, calendário, fotografias (picasa), drive (a cloud da google), mapas, youtube, etc. A vantagem é que é rápido e simples de utilizar. A desvantagem é que não é um sistema operativo completo, por isso não é possível instalar aplicações como estamos habituados a fazer no windows ou no mac, apenas as que estão disponível na loja do google chrome (o navegador de internet).

Existem portáteis a correr este sistema operativo da google, chamados "chromebooks", que têm vindo a ganhar expressão nos últimos meses e já contam com um modelo bastante potente, o novo chromebook pixel.

Por seu lado, o linux é mais completo, permitindo a instalação de aplicações mais complexas, embora este processo seja diferente do do windows ou do mac. Ao contrário destes dois últimos, o linux é gratuito, mais personalizável e conta com a contribuição de todos os utilizadores, pois já que é livre, qualquer um o pode modificar. Isto é especialmente interessante na área da segurança, porque assim que alguém identifique uma falha, pode corrigi-la diretamente, ou reportar a alguém com conhecimentos para tal.

O ubuntu é um dos vários sistemas operativos baseados em linux, também gratuito, que pode ser instalado em praticamente qualquer computador e tem a mesma vantagem de ser rápido e "leve" (ocupa pouco espaço), tal como o chrome OS. A simplicidade pode ser explorada, dado que é muito personalizável. Recentemente foi apresentado o ubuntu para telefones, tablets e televisão, com uma interface revolucionária. A interação entre estes dipositivos é notável e este vídeo descreve-o muito bem em "apenas" 6 minutos.

Para quem quiser saber mais sobre este sistema operativo, aqui fica um artigo explicativo do ubuntu e suas vantagens.


Até ao próximo post!