Ecrãs OLED



Protótipo de um smartphone Samsung
a correr o windows phone 8 e com ecrã flexivel
São cada vez mais os aparelhos que têm ecrãs OLED e as vantagens são várias!


A primeira diferença reside no facto dos pixels emitirem luz própria e por isso não precisarem de um painel de iluminação atrás. Isto faz com que o aparelho seja mais fino e permite ir mais longe no que toca a ecrãs flexíveis, tal como se pode ver na imagem.

No caso de ser o preto a cor a apresentar, então o pixel nem sequer acende e isto tem duas vantagens: o preto será verdadeiramente escuro, o que aumentará o contraste destes ecrãs OLED, ao contrário de outros ecrãs que tendo luz de fundo, fazem parecer a imagem mais cinzenta. Por outro lado, por não acender, há uma diminuição no consumo de bateria, daí no tópico da bateria se ter sugerido temas em que a cor dominante seja o preto para poupar mais bateria.

Recorde-se que todos os telefones Samsung Galaxy S e Note têm ecrãs Super AMOLED, tal como o BlackBerry Q10. O Nokia Lumia 505 tem também um ecrã AMOLED. Este tipo de ecrãs consome menos bateria que os OLED e por isso são mais indicados para equipamentos móveis.

Vale a pena ver o vídeo da Samsung em Las Vegas, onde foram apresentados equipamentos com ecrãs bem diferentes daquilo a que estamos habituados. 


Até ao próximo post!