Apple iPad mini (análise)

O tablet mais popular de sempre; agora em versão mini.

Em termos de características, o iPad mini é semelhante ao iPad 2, com o mesmo procesador, RAM e resolução de ecrã. No entanto, por ser mais pequeno, a definição da imagem será maior e melhor no iPad mini de 7.9 polegadas. Também a câmera é superior, 5 MP, filmando em Full HD; a frontal de 1.2 MP também é capaz de fazer vídeos em alta definição (720p). Suporta Bluetooth 4.0 e é o primeiro iPad a ter duas colunas Stereo, de muito boa qualidade, o que aliado às 9 horas de autonomia, o tornam num dos melhores tablets de tamanho mais pequeno, para não falar da enorme fluidez do sistema operativo da maçã.

Mais pequeno que os outros iPad e bastante mais leve, a portabilidade é o ponto forte do mini. Se o segurar com uma mão pode tocar sem querer no ecrã por haver pouco espaço de lado, algo que a Apple teve em conta quando desenhou o sistema operativo, o que não prejudicará a utilização do iPad mini. Também a nova porta Lightning está presente permitindo transmitir conteúdo em alta definição.

Tal como os outros iPad, o mini tem um formato 4:3 ideal para ler e navegar na internet, não tão indicado para vídeos, dado que as barras pretas tornarão o ecrã ainda mais pequeno. Na execução de tarefas, o desempenho é idêntico ao do iPad 2, que pode não conseguir executar alguma aplicação mais exigente dentre as milhares disponíveis na App Store.

Existem 3 versões de 16, 32 ou 64 GB de capacidade de armazenamento, cada uma com a possibilidade de ter internet móvel 4G, graças ao suporte à tecnologia LTE. A inexistência de entrada para cartões micro-SD pode ser uma limitação para quem precise de muito espaço, dado que encarece bastante este iPad.

Para os fãs do sistema operativo da Apple, o iPad mini responde bem às necessidades de portabilidade e da maioria das tarefas e aplicações, ainda assim, se precisa de um ecrã maior ou de aplicações mais exigentes, o iPad 4 será mais indicado.


Até ao próximo post!

Apoie este blog fazendo like na página do facebook e fique a par de todas as novidades!