BlackBerry Z10 (análise)

A BlackBerry reinventou os seus telefones. O Z10 é o primeiro.

O Z10 tem um ecrã de 4.2 polegadas de alta definição (1280*768), uma bateria removível de 1800 mAh que aguenta um dia de utilização intensiva e corre o novo sistema operativo BlackBerry 10. Mesmo neste ecrã sensivel ao toque, o teclado é um ponto forte desta marca: o Z10 aprende com os seus erros, corrigindo automaticamente a letra, e dá sugestões da próxima palavra que vai escrever, como pode ver no vídeo abaixo.

Tem uma câmera frontal de 2 MP e uma traseira de 8 MP, com flash, capaz de filmar em Full HD. Conta ainda com NFC, DLNA, Bluetooth 4.0, suporte ao 4G (LTE), uma porta microHDMI e outra para cartões microSD, para poder expandir os 16 GB de capacidade interna. Com o botão dedicado ao controlo de voz, pode fazer chamadas ou enviar mensagens, no entanto não está disponível em português.

A fluidez é assegurada pelo processador de dois núcleos a 1.5 GHz e 2 GB de RAM, no entanto ainda há poucas aplicações disponíveis na loja da BlackBerry, o que limita o Z10. Ainda assim há suporte para flash no navegador de origem. Outra vantagem é que pode ter 2 telefones num só: pessoal e trabalho, alternando entre ambientes de trabalho com apenas um clique, mantendo todos os seus ficheiros, e-mail e aplicações separadas.

Em conclusão, o Z10 pode requerer alguma habituação à interface do novo sistema operativo, e ser um pouco limitado a nível de aplicações, mas continuam presentes os pontos fortes da BlackBerry: bom serviço de e-mail e teclado fácil de escrever.



Até ao próximo post!