Microsoft Surface Pro (análise)

Microsfot Surface Pro e
Capa Teclado (vendida separadamente)
Um portátil em formato tablet.

O novo Surface Pro tem um ecrã Full HD de 10.6 polegadas, de formato 16:9, com grande qualidade para vídeos e outras aplicações. É do tamanho de um tablet mas corre o Windows 8 Pro, o que significa que pode instalar qualquer aplicação como se fosse um computador, o que não era possível no Surface RT. Tem um processador Intel i5 Ivy Bridge de dois núcleos a 1.7 GHz, gráfica HD 4000 e 4 GB de RAM. Tudo isto em menos de 1 Kg, no entanto a bateria não vai além das 4h.

Tem uma porta USB 3.0, Bluetooth 4.0, Mini DisplayPort (precisa de um adaptador para HDMI), suporte traseiro, permite que se liguem dois tipos de teclados, que também oferecem proteção durante o transporte; duas colunas Stereo, duas câmeras: tanto a frontal como a traseira filmam em alta definição, 720p. Inclui ainda uma caneta, sensível à pressão, com um íman, e que se transporta acoplada à porta de energia do Surface.

Existem duas versões de 64 e 128 GB, que podem ser expandidas graças à entrada para cartões microSD. Cerca de 40 GB estão ocupados pelo sistema operativo, pelo que na prática "só" tem 24 e 88 GB disponíveis, respetivamente.

Visto como um tablet o Surface Pro é mais potente e mais versátil, pois funciona como um computador,  permitindo ainda instalar as aplicações disponíveis na Loja Windows; mas é mais pesado e tem menos horas de bateria que os restantes tablets. Visto como um computador, o Surface Pro é mais leve e mais pequeno, mas a bateria e o espaço disponível ficam ou pouco abaixo dos concorrentes, além de que o teclado não está incluído no preço base.


Até ao próximo post!