Proteja o seu computador de vírus

Os vírus vêm maioritariamente da internet, por isso o primeiro conselho é ler estas dicas.

No Windows, uma forma de se defender é utilizando uma conta limitada, pois mesmo que um vírus entre no sistema, não terá permissões para alterar nada crítico que danifique o seu computador. O antívirus é outro aspeto a ter em conta: o Microsoft Security Essentials é gratuito e funciona bem com a firewall da Microsoft. No Windows 8 ele já vem instalado.

Se planeia instalar um antivírus pago, veja qual detetou mais falhas (são feitos testes comparativos pelo menos uma vez por ano - exemplo). Não é aconselhável ter mais do que um antívirus instalado, por isso se optar por instalar algum, automaticamente será desativado o do Windows 8.

Instale as atualizações do Windows: ajudam a proteger o computador e criam pontos de restauro - essenciais para recuperar o computador caso ele seja infetado. Mantenha o navegador de internet atualizado, não abra ficheiros desconhecidos nem instale programas de origem duvidosa, pois podem conter código malicioso e danificar o seu computador.

É verdade que os computadores da Apple (Mac) são menos vulneráveis, mas também podem ser infetados, por isso os cuidados são os mesmos.


Até ao próximo post!