Ubuntu Edge - o telefone que também é computador

O Fórmula 1 dos telefones, desenhado para entusiastas.

O Edge, concebido pela Canonical (empresa por trás do Ubuntu) apresenta-se como sendo mais do que um topo de gama, com ótimo desempenho, armazenamento, ecrã, bateria e largura de banda. É um projeto que pretende criar um telefone super potente e um computador ultra portátil, eliminando a barreira entre estes dois tipos de produto. Para ver mais detalhes, pode consultar a página do projeto.

O Edge corre Android quando é telefone e corre Ubuntu quando ligado a um ecrã via HDMI, funcionando como computador (está assegurada a partilha de ficheiros entre os dois sistemas operativos). Naturalmente, suporta USB-OTG e MHL, para que possa ligar um ecrã, teclado, rato e afins ao Edge. Destaque para os 128 GB de armazenamento, a bateria de ânodos de silício com mais capacidade e o ecrã muito resistente de cristal de safira com 4,5 polegadas e resolução de alta definição (1280*720).

Algumas características só serão confirmadas perto da data de lançamento, para assegurar a inclusão dos melhores componentes da altura. Sabe-se que terá um processador de vários núcleos, 4 GB de RAM, GPS, NFC, Bluetooth 4.0, duas antenas 4G LTE, para ter as melhores velocidades móveis (compatível com as frequências dos Estados Unidos e da Europa), WiFi 802.11n dual-band (melhor receção de sinal de internet), uma câmara traseira de 8 MP e uma frontal de 2 MP, altifalantes Stereo e duplo microfone com cancelamento de ruído .

O Edge será uma edição limitada e só pode ser comprado durante a campanha. Custa 775 dólares e estará pronto em Maio de 2014. O fundo pretende atingir  32 milhões de dólares até 21 de Agosto - caso não consiga, quem comprou o Edge terá o seu dinheiro de volta.

Até ao próximo post!