Como escolher um portátil - Parte 1: Tamanho do Ecrã, Peso e Portabilidade

MacBook Air de 11 polegadas pesa 1,08 Kg
MacBook Pro de 15 polegadas pesa 2,56 Kg
Escolher o tamanho do ecrã é uma decisão que vai condicionar tudo o resto no computador. Geralmente, quem dá prioridade à portabilidade prefere um Ultrabook de 11 ou 13 polegadas e quem escolhe um portátil "normal" opta por 15 ou mais.

Se não tem um espaço de trabalho fixo ou precisa de levar o computador sempre consigo, até para locais sem possibilidade de carregar a bateria, então um Ultrabook é uma boa opção. É leve (cerca de 1,3 Kg), fino, rápido e com boa autonomia. Um Ultrabook de gama média custa à volta de 900€, como o Microsoft Surface Pro ou o Apple MacBook Air. Por outro lado, um portátil "normal", é um pouco mais pesado e maior em termos de espessura, mas também com mais ligações e mais barato. Consegue encontrar um de média gama por 700€.

O tamanho de ecrã é uma escolha pessoal, pois varia com o tipo de utilização. Quem usa o computador para trocar e-mails, navegar na internet, ouvir música e ver vídeos ocasionalmente pode optar por um ecrã de 10 ou 11 polegadas - mais pequenos e práticos para transportar. Se trabalha com edição de imagem ou jogos, então 15 polegadas (ou mais) pode ser o indicado. Há ainda os de 13 polegadas, se não quiser optar por nenhum dos extremos. Pode testar os vários tamanhos de ecrã numa loja para o ajudar a decidir.

Parte 2: Processador (CPU), o "cérebro" do computador
Parte 3: Placa Gráfica
Parte 4: Armazenamento
Parte 5: Memória RAM
Parte 6: Teclado, Imagem e Som
Parte 7: Conectividade e Ligações

Até ao próximo post!