Samsung Galaxy Note 3 - A referência dos telefones topo de gama

O novo Galaxy Note 3 é ligeiramente mais pequeno (poucos milímetros), mais fino e mais leve que o Note 2, embora o ecrã tenha aumentado para 5,7 polegadas, assim como a resolução que é agora de 1920*1080 (Full HD) - um aspeto importante para quem dá primazia à qualidade de imagem. 

O Note 3 tem ainda mais capacidade para executar várias tarefas ao mesmo tempo, não só por causa do seu grande ecrã, mas também pelos seus 3 GB de RAM e o processador de quatro núcleos a 2,3 GHz. Também o Wi-Fi está mais rápido, suportando a norma 802.11ac, assim como o 4G LTE, que utiliza a tecnologia mais avançada do momento, de acordo com a Samsung. O Note 3 suporta NFC, GPS e GLONASS, Bluetooth 4.0, USB-OTG, MHL e tem a nova porta USB 3.0, mais rápida e com um novo formato que é compatível com as versões anteriores do USB. Foram adicionados sensores de temperatura e humidade que podem ser aproveitados por aplicações de saúde e bem-estar, e um LED infravermelhos através do qual pode controlar a sua televisão ou aparelho de ar condicionado. A câmara traseira de 13 MP suporta HDR e é capaz de filmar em 4K - uma qualidade de imagem muito superior ao Full HD. O flash foi melhorado, tendo um desempenho superior em ambientes de pouca luz. O áudio também está com muito melhor qualidade (UHQA).

A bateria é ligeiramente maior, 3200 mAh, e a autonomia também aumentou. A tampa traseira deixou de ser de plástico e no Note 3 é de um material semelhante a pele. Poderá adquirir uma capa S View, semelhante à do Galaxy S IV e que tem uma parte do ecrã a descoberto a partir da qual pode interagir com o telefone e consultar as notificações. Chegará a Portugal a 25 de Setembro, com um preço ainda desconhecido, e haverá duas versões de 32 e 64 GB, com suporte para cartões microSD. O Note 3 corre a versão mais recente do Android 4.3 Jelly Bean, mas traz várias novidades a nível da experiência do utilizador, nomeadamente para quem utiliza a S Pen. Esta tem um novo formato simétrico e já não tem forma errada de guardar no telefone e conta ainda com novas funcionalidades. Este é o primeiro telefone compatível com o relógio inteligente da Samsung, o Galaxy Gear.

E você, gosta deste Galaxy Note, ou acha-o grande demais para um telefone? Deixe a sua opinião num comentário abaixo!

Até ao próximo post!