Spotify VS Grooveshark - Dois serviços gratuitos de música

Ambos têm uma vasta oferta de músicas, mas o Spotify exige que o utilizador se registe para poder usufruir do serviço, e ao fim de 6 meses de utilização fica limitado a 10h de música por mês. 

Outra desvantagem é a publicidade de 30 segundos que se ouve de 3 em 3 músicas, que não dá para passar à frente e mesmo que tire o som a publicidade fica suspensa até que o computador tenha volume novamente, obrigando o utilizador a ouvi-la. O Grooveshark não tem nenhuma destas limitações, no entanto se se registar poderá criar listas de reprodução, marcar músicas e artistas como favoritos, partilhá-los e muitas outras opções. Há ainda a possibilidade de partilhar as músicas que tem no seu computador para a plataforma do Grooveshark (o que aumentará a oferta, muitas vezes repetidamente, e pode dar problemas a nível de direitos de autor)

Pode ouvir música a partir do navegador de internet ou através da aplicação para Apple Mac e Windows, tanto no caso do Spotify como do Grooveshark (a aplicação do Windows deste serviço exige flash). Há ainda uma aplicação móvel, mas o Spotify exige que se pague uma mensalidade para usufruir do serviço no telemóvel ou tablet, enquanto que o Grooveshark não tem essa limitação e até nem precisa de instalar a aplicação pois pode ir ao site do próprio Grooveshark e ouvir música como se estivesse num computador.

Das várias redes sociais, o Spotify associa-se à sua conta do Facebook e interage com as opções musicais dos seus amigos e que artistas é que eles andam a seguir neste serviço, um fator ligado à maior popularidade do Spotify sobre o Grooveshark que está associado às suas contas do Twitter e Google+, menos utilizadas que o Facebook.

E você, qual destes serviços prefere? Quais as vantagens que vê no serviço que utiliza? Deixe a sua opinião!

Até ao próximo post!