Televisões Ultra HD e 4K - Porque são tão caras?

Samsung UE85S9
Estas televisões chegaram recentemente a Portugal com preços entre 4 mil e 35 mil euros.

Até há pouco tempo o Full HD era a mais alta resolução (1920*1080) nas televisões no mercado nacional, o que significa que era a melhor qualidade de imagem que podíamos ter. O Ultra HD 4K tem uma resolução duas vezes superior ao Full HD, ou seja, 3840*2160, o que se traduz em mais de 8 milhões de pixeis (os pequenos pontos que dão forma às imagens no ecrã). Na prática, olhar para uma televisão destas a reproduzir um vídeo em 4K é semelhante a olhar para uma janela, dada a enorme qualidade e detalhe de imagem. Claro que há outros fatores que determinam a qualidade de imagem, mas os fabricantes empenharam-se a todos os níveis, incluindo o som, para proporcionar a melhor experiência possível.

Com tanta qualidade é cada vez mais fácil explorar os grandes tamanhos de ecrã, mantendo uma imagem bastante nítida, graças ao Ultra HD, o que faz com que apareçam televisões enormes em tamanho (e qualidade) como a Samsung UE85S9 de 85 polegadas por 35.000€, um preço proibitivo para muitos. Por outro lado, a Sony KD55X9005 também é 4K, tem 55 polegadas e custa 4.000€. Por norma, quanto maior o ecrã, mais alto o preço, mas estes justificam-se apenas pela pouca concorrência e por ser uma tecnologia ainda muito recente. À medida que o tempo passa os preços vão baixando e vão aparecendo novos produtos e melhores. E a verdade é que por agora existe muito pouco conteúdo capaz de aproveitar ao máximo as capacidades de uma televisão Ultra HD.

E você, já viu uma destas televisões ao vivo? Ficou fascinado? Pretende adquirir uma para a sua sala? Deixe a sua opinião!

Até ao próximo post!