O topo de gama da Apple está ainda melhor e conta com várias novidades!
Exteriormente, o novo iPhone 5S tem as mesmas dimensões e peso que o 5 (112g) e está disponível em 3 cores: preto, branco e dourado. Mantém-se o ecrã retina de 4 polegadas de ótima qualidade, protegido por um vidro Gorilla Glass, resistente a riscos. Também o microfone com cancelamento de ruído está no bordo inferior do iPhone, assim como o altifalante, que tem uma boa qualidade de som. Este detalhe é importante pois o som não é abafado mesmo que tenha o telefone pousado em cima da mesa, ao contrário da maioria dos telemóveis. Tem ainda a porta Lightning para carregar a bateria, ligar acessórios ao iPhone ou transferir dados para o computador.
Por dentro tem um processador 2x mais rápido, o A7, o que se nota principalmente no tempo que demora a abrir jogos e a fluidez com que consegue correr os mais exigentes, como o Dead Trigger 2. Mais concretamente, este processador é de 2 núcleos a 1,3 GHz e tem 1 GB de RAM, o que é mais do que suficiente para o novo iOS 7. Nesta versão há várias novidades, como a central de controlo onde pode aceder rapidamente às principais definições; e o Air Drop, que permite a partilha de ficheiros com aparelhos da Apple com esta tecnologia. Além disso, conta com o novo iWork que permite ler e editar documentos Word, Excel e PowerPoint.
Há um outro processador dedicado ao movimento, o M7, útil para as aplicações de desporto, que entre outras coisas, permitirá poupar bateria. Esta está maior, com 1560 mAh e garante 10h de autonomia em chamada. Outra novidade está no botão de menu que funciona também como leitor de impressões digitais. Poderá registar vários dedos e basta pousar o dedo neste botão para desbloquear o ecrã ou autenticar compras na App store. Veja como funciona no vídeo análise abaixo:
A nível de conectividade conta com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, o mais comum, GPS e GLONASS e internet móvel 4G (LTE), com compatibilidade completa em portugal (o que não acontecia com o iPhone 5). A câmera traseira de 8 MP está melhor e conta agora com um flash duplo que pode assumir vários tons, dependendo da luz ambiente, de forma a tirar a melhor fotografia. Também o vídeo foi renovado com estabilização de imagem melhorada, que evita que a imagem fique tremida, e uma nova funcionalidade: a gravação em câmera lenta, que embora só funcione em 720p, tem ótima qualidade, até porque já é alta definição. Nos vídeos, ditos normais, pode filmar em Full HD (1080p).
Resumindo, o iPhone 5S é igual ao 5 exteriormente, mas com uma câmera melhor e novo flash, ligeiramente mais rápido e com um pouco mais de bateria, internet móvel 4G (LTE) 100% compatível com as frequências em Portugal e no resto do mundo, e claro, o leitor de impressões digitais. A versão base custa 700€ e conta com 16 GB de capacidade de armazenamento (sem suporte a cartões microSD).
E você, o que acha deste topo de gama da Apple? O que lhe falta para destronar o líder Android? Partilhe a sua opinião!