Samsung Galaxy Note 10.1 - Análise em texto e vídeo

Um ótimo tablet para escrever e para consumo multimédia. Pode ver a análise em vídeo ou ler o artigo abaixo, que contém a mesma informação.





Análise em vídeo:




Análise em texto:

Tal como o nome indica, o ecrã é de 10,1 polegadas e tem uma resolução de alta definição (1280*800). À frente tem duas colunas Stereo de ótima qualidade, o que tornam o Note ideal para consumo multimédia, seja para navegar na internet, ver vídeos de alta definição ou jogar os jogos mais exigentes. Isto porque tem 2GB RAM e um processador de quatro núcleos a 1,4 GHz a correr o Android 4.1 Jelly Bean. Por ser Samsung, tem a interface TouchWiz, que altera o aspeto e adiciona funcionalidades, como por exemplo, a possibilidade de ter 2 aplicações abertas a correr lado a lado. E porque é um Galaxy Note, conta com  a caneta S Pen - ideal para escrever, tirar notas e até desenhar, tal como o Samsung Galaxy Note 3, que também tem uma caneta de grande precisão.

A nível de conectividade conta com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, o mais comum, um emissor de infravermelhos e uma porta própria da Samsung através da qual pode carregar a bateria, ligar uma pen USB ou um comando para jogar os seus jogos favoritos e até pode ligar o tablet à televisão. Há ainda uma entrada para cartões microSD para expandir os 16 GB de capacidade de armazenamento e para quem valoriza a internet móvel, pode optar pela versão com 4G (LTE) que inclui um recetor GPS e GLONASS.

À frente tem uma câmara de 1,9 MP, útil nas videochamadas e atrás conta com uma câmara de 5 MP, auxiliada por um flash, capaz de filmar em alta definição (720p). Tal como no Galaxy Note 3, pode ativar a câmara frontal para seguir os seus olhos e impedir que o ecrã se desligue enquanto estiver a ler um livro, por exemplo. A autonomia é de cerca de 8h, graças à bateria de 7000 mAh, bastante grande, tendo em conta que o Note pesa apenas 600g e tem uma espessura de 9 mm. 

Em conclusão, o Samsung Galaxy Note 10.1 foi lançado há mais de um ano, o que não lhe retira qualidade. Ainda assim, com um preço base de 500€ há outras opções a ter em conta, como o iPad Air com um ecrã de muito maior qualidade, mas que não tem a caneta de alta precisão. Para quem quiser o melhor dos 2 mundos, pode optar pela nova versão deste tablet, o Galaxy Note 10.1 (edição 2014), com melhores características, melhor ecrã, e a nova caneta S Pen.

E o leitor, o que acha desta oferta da Samsung comparando com a concorrência? Qual prefere, destes 3 tablets que mencionámos no fim? Deixe a sua opinião!

Até ao próximo post!