Até agora, os telemóveis com Windows Phone tinham a vantagem de ter o Office da Microsoft, assim como os tablets Surface RT (primeira e segunda geração), no entanto a Microsoft alterou a sua estratégia e está agora presente em (quase) todas as plataformas.
No iPhone e nos telefones Android pode abrir e editar documentos Word, Excel ou PowerPoint. Pode usar o Word e o Excel para criar novos documentos, no entanto as ferramentas disponíveis são muito poucas. No iPad, em vez de uma aplicação, há 3 bastante mais completas: o Word, o Excel e o PowerPoint. Estas aproximam-se mais da experiência de utilização do Office no computado, no entanto só é grátis para abrir documentos, sendo que se quiser editar ou criar novos terá de subscrever ao Office 365 e pagar uma mensalidade. Quem já tiver este serviço pode usufruir do Office no seu iPad sem pagar mais por isso. Espera-se que a Microsoft disponibilize brevemente o Office para tablets Android com condições de utilização semelhantes às do iPad.
Uma limitação deste Office é que só funciona com o serviço de armazenamento na nuvem (cloud) da Microsoft, o OneDrive ou o Sharepoint, o que não é pratico para quem usa outro serviço, como o Dropbox, ou o Google Drive. Esta é a resposta da Microsoft ao crescente número de telefones e tablets e ao declínio das vendas de computadores, que é onde a empresa de Redmond lidera o mercado. Recordamos que a Apple recentemente passou a oferecer o iWork (a quem tem um produto da marca) - um serviço concorrente do MS Office e com funcionalidades muito semelhantes, como pode ver neste artigo. Também a Google tem um serviço completamente gratuito, o Google Docs, que tem vindo a ganhar novas funcionalidades em todas as plataformas, exceto no Windows, onde não há uma aplicação dedicada mas pode aceder ao serviço através do site www.drive.google.com. Além destas, existem muitas outras aplicações de grande qualidade compatíveis com documentos criados com o Microsoft Office, tanto grátis como pagas.
Para instalar o Microsoft Office basta clicar aqui e selecionar o seu dispositivo.
E o leitor, já experimentou este serviço da Microsoft? Considera-o melhor que os serviços concorrentes gratuitos já existentes? Partilhe a sua opinião!