bq Aquaris 5 HD - Análise em vídeo e texto

Um telefone de 5 polegadas com bom desempenho e ótima relação qualidade/preço, além de ser Dual SIM. Pode ver a análise em vídeo ou ler o artigo abaixo, que contém a mesma informação.




Análise em vídeo:



Análise em texto:

Exteriormente, este bq tem aproximadamente as mesmas dimensões que o Samsung Galaxy S4 e é um pouco mais pesado, com 171g, o que não impede que seja confortável para segurar. Ainda assim, com um ecrã IPS de 5 polegadas já é difícil para algumas pessoas utilizá-lo apenas com uma mão (e ainda há outros telefones ainda maiores!). A resolução do ecrã é de 1280*720, ou seja, alta definição e a qualidade é bastante boa, tanto em vídeos como em jogos. O audio é assegurado por um altifalante traseiro que, conjuntamente com a tecnologia Dolby, proporciona um bom som.

Por dentro tem um processador de 4 núcleos a 1,2 GHz e 1 GB a correr o Android 4.2 Jelly Bean. A experiência de utilização é relativamente rápida (não é um Nexus) e é suficientemente potente para jogar os jogos mais exigentes, embora com um baixo nível de detalhe na imagem, o que continua a ser uma experiência muito positiva.

Atrás tem uma câmara de 8 MP, com suporte a HDR (que melhora a qualidade da fotografia), filma em Full HD e conta ainda com um flash. Brevemente teremos um comparativo entre o Nexus 5 e este Aquaris, onde vamos comparar as câmaras, mas abaixo ficam 2 fotografias tiradas com o bq. A câmara traseira tem 1,2 MP e é suficiente para videochamadas.

Sem HDR
Com HDR

A nível de conectividade conta com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, o mais comum, GPS (que é bastante rápido a apanhar sinal), e internet móvel 3G. A capacidade de armazenamento é de 16 GB e podem ser expandidos através de um cartão microSD. A bateria tem uma capacidade de 2100 mAh e no teste aguentou um dia de utilização intensiva, com mais de 6h de ecrã ligado, 10h de Wi-Fi e 40 minutos de GPS, o que são ótimos valores.

Quem precisar pode adquirir uma bateria extra, aproveitando o facto deste bq ter uma bateria removível, o que é cada vez menos comum nos telefones de hoje. Este pormenor é especialmente importante porque o 5 HD é Dual SIM, o que significa que pode ter dois cartões com dois números diferentes no mesmo telemóvel, ao mesmo tempo, o que gasta mais bateria.

Um aspeto que achamos que pode ser melhorado num futuro modelo é a câmara traseira que está saliente e que se pode riscar com alguma facilidade se pousarmos o telefone nalguma superfície que não esteja perfeitamente limpa. Outro detalhe prende-se com o botão de ligar/desligar que, na nossa opinião, podia estar um pouco mais para baixo, de forma a facilitar a utilização do telefone com uma mão.

Em conclusão, o bq Aquaris 5 HD não corre o, que não é o mais recente, nem mesmo os seus componentes são de última geração, mas ainda assim é relativamente rápido e proporciona várias horas de entretenimento, contando ainda com uma boa câmara fotográfica. Para alguns utilizadores, o aspeto chave será a função Dual SIM, ou seja, poder ter dois cartões de rede no mesmo telefone. Tudo isto por 200€.

Queremos ainda deixar um agradecimento à bq por ter possibilitado a realização desta análise.

E o leitor, já experimentou este Aquaris? O que mudaria para o tornar perfeito? Deixe a sua opinião!