Até agora os documentos do Google Docs nos dispositivos móveis eram abertos e editados através da aplicação do Google Drive. Com a nova atualização o Drive passa a permitir apenas que se abram os ficheiros apenas em modo de leitura, sendo que se quiser editar terá de instalar a aplicação "Documentos" para editar documentos de texto e o "Folhas" para editar documentos tipo Excel.
Esta separação mostra que a Google está empenhada em melhorar o seu serviço que compete com o Microsoft Office, que é líder neste segmento e que continua a expandir-se nos aparelhos móveis. As novas aplicações têm uma funcionalidade que muitos utilizadores sentiam falta no Drive: a possibilidade de editar documentos mesmo quando não tem acesso à internet. Por seu lado, a aplicação do Google Drive permite agora definir uma palavra-chave para proteger os seus ficheiros de mãos alheias.
Desta forma a Google poderá melhorar individualmente cada aplicação de acordo com as necessidades dos utilizadores. Continua a ser possível estarem várias pessoas a editar o mesmo documento ao mesmo tempo e este está constantemente a ser gravado na nuvem da Google para que nunca perca o seu trabalho.
As aplicações estão disponíveis para aparelhos móveis com Android ou Apple iOS e brevemente será lançada a aplicação dedicada às "Apresentações" que compete com o PowerPoint da Microsoft. Para saber mais sobre o Google Docs, recomendamos a leitura deste artigo.