bq Elcano VS Elcano 2 Quad Core - Comparativo em texto e vídeo

O Elcano 2 revela o empenho da bq em melhorar a sua gama, de geração em geração. Pode ver o comparativo em vídeo ou ler o artigo abaixo que contém a mesma informação.




Comparativo em vídeo:




Comparativo em texto:

Exteriormente, ambos têm um ecrã 7 polegadas, mas o Elcano 2 pesa 330g, sendo ligeiramente mais leve que o primeiro Elcano, com 342g. Outra diferença está na parte de trás: o Elcano tem uma superfície aderente mas que se risca com facilidade, enquanto que a do Elcano 2 é mais polida.

Por dentro é onde há maiores diferenças: o processador do Elcano 2 tem 4 núcleos a 1,5 GHz, em contraste com o de 2 núcleos a 1,0 GHz da primeira geração. Ambos contam com 1 GB de RAM, mas o segundo é mais rápido a abrir aplicações, corre os jogos com mais detalhe e é mais fluido no sistema operativo e também a navegar na internet. A somar a isto, também está mais eficiente já que a nova bateria é mais pequena, mas a autonomia é a mesma nos 2 tablets (cerca de um dia de utilização intensiva e 2 dias de utilização mais moderada).

A nível de conectividade, ambos contam com Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n (o mais comum), GPS e internet móvel 3G, o que lhes permite funcionar como um tablet com acesso à internet, ou até mesmo como telemóvel (embora sejam um pouco grandes demais para o efeito). Têm ainda USB-OTG para ligar acessórios, entrada para cartões microSD para expandir a capacidade de armazenamento (o primeiro Elcano tem 16 GB e o segundo tem 32 GB) e a nova geração tem uma porta HDMI para conectar o tablet à televisão e ver um filme, por exemplo.

As câmaras são iguais: a da frente é de 2 MP e a de trás é de 5 MP, e na nova edição a câmara traseira foi movida da parte de baixo do tablet, para o topo, no entanto só o primeiro Elcano é que tem flash (que não é muito forte). O altifalante mantém-se no mesmo sítio, mas o novo Elcano conta com a tecnologia Dolby, garantido uma melhor qualidade sonora.

Relativamente à imagem, ambos têm um ecrã IPS de 7 polegadas, com resolução de alta definição (1280*720) e ótimo ângulo de visão (178º), mas o Elcano 2 tem cores mais vivas, o que é notável no vídeo comparativo, por outro lado, em ambientes exteriores, com o brilho no máximo, tende a apresentar cores mais esbranquiçadas, um problema que não se verifica na primeira geração.

Em conclusão, o Elcano 2 é uma ótima opção, com um preço de 200€, devido ao seu bom desempenho e às várias novidades, ainda assim, se estas não forem significativas para si, pode optar pela primeira geração, com um preço de 180€.

Para saber mais sobre cada um pode ver a análise do Elcano 2 e do Elcano, clicando no respetivo.

E o leitor, qual destes 2 tablets escolheria? O que mudaria num ou noutro para o melhorar? Partilhe a sua opinião!